Estudantes dos diversos cursos da Universidade Estadual Vale do Acaraú participaram do VI Torneio de Xadrez, realizado no Espaço Cultural do Curso de Direito, campus Betânia, na noite de quinta-feira 29. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROARES) e organizado por bolsistas que participam do projeto Xadrez na Universidade.
O aluno do Curso de Matemática Daniel de Sousa, da comissão organizadora, destacou a importância do evento. “O projeto visa incentivar a prática do jogo de xadrez entre os acadêmicos e na comunidade. O torneio de xadrez é um momento de integração entre os universitários e mais uma ferramenta da universidade para promover ciência, arte, cultura e lazer, uma vez que o xadrez tem alguns destes elementos como o cálculo estratégico e o próprio jogo como divertimento”.
Entre participantes da competição, o xadrez se constitui como uma base fundamental para o raciocínio lógico e que muito contribui na formação acadêmica. “O torneio é uma forma de integração social. O jogo de xadrez favorece o desenvolvimento intelectual, facilitando muito o raciocínio“, disse o estudante Manoel Rodrigues, do Curso de Direito.
Atualmente, o projeto Xadrez na Universidade conta com mais de 50 alunos enxadristas e é um espaço aberto para aqueles que se interessar em aprender o jogo. O Projeto funciona nos três turnos, na sala 48 do Espaço Cultural do Curso de Direito.
Resultado
O estudante Daniel Paiva Sousa, do Curso de Matemática, obteve o primeiro lugar no VI Torneio de Xadrez da UVA. Em segundo lugar foi classificado Abraão Lincoln Sousa Ponte, do Curso de Direito. O terceiro lugar ficou com Antônio Marcos Moreira, professor de matemática do PREVEST, projeto Pré-Vestibular da UVA.
Serviço
Mais informações na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROARES) - Campus Betânia.
E-mail proares@uvanet.br, fone (88) 3677-4214